Arcos de Valdevez, onde Portugal se fez

No passado mês de Maio estivemos em Arcos de Valdevez numa iniciativa levada a cabo pelo turismo do município e que bom que foi. É inevitável começar este artigo sem me lembrar de imediato da forma acolhedora e afável com que fomos recebidos e guiados durante toda a visita, neste fim de semana de experiências muito ricas e prazerosas, em família. Mas antes, deixem-me que vos fale um pouco de Arcos de Valdevez.



Arcos de Valdevez é uma vila portuguesa raiana situada no distrito de Viana do Castelo, região do Minho, tendo uma das cinco portas de entrada para o Parque Nacional Peneda Gerês – A Porta do Mezio. É lá que podemos contemplar as montanhas e as paisagens de uma imensidão única, dos vales de Soajo e Peneda. Na Porta do Mezio podemos apreciar a natureza, fazer trilhos, partir à aventura com a família e expor as crianças à natureza no seu estado mais puro. A natureza e as paisagens que ali contemplamos são de uma riqueza única. Os nossos olhos perdem-se em vales, cascatas, planaltos, grandes altitudes e na imensidão de fauna e flora ali existentes. 

É na Porta do Mezio que podemos ter acesso a um grande leque de atividades como o seu parque Aventura com desafios de arborismo para os mais destemidos, o parque de merendas para repor energia com uma refeição nutritiva, piscina e futuramente com uma quinta pedagógica. É sem dúvida um lindo lugar para um dia em família. Os nossos miúdos adoraram a Aldeia dos Pequenitos, onde vemos os espigueiros de Soajo em ponto pequeno, a uma escala adaptada às crianças, mas que faz despertar o espírito infantil de qualquer adulto!



Subindo, numa caminhada de 4km, ou facilmente acessível de carro, em direção à Serra do Soajo encontramos o Baloiço do Mezio, com uma paisagem panorâmica, sobre o Parque Nacional Peneda Gerês. Este baloiço é imperdível e sem dúvida uma atração para os mais novos que irão ficar entusiasmados com um baloiço tão grande!



É em Arcos de Valdevez que podemos apreciar o rio Vez, principal afluente do rio Lima, de comprovadas águas cristalinas, gelado como se quer em dias de muito calor e que atribui uma beleza única à vila. Este rio atravessa a vila em todo o seu comprimento e certifica-lhe a frescura necessária para noites calmas e frescas. A calmaria que se faz sentir é o palco ideal para nos aventurarmos numa descida de rio, ideal para crianças, por dar segurança e conforto aos mais receosos. Também nos convida a estender a toalha, relaxarmos ao sol e deixarmos as crianças livres no seu imaginário de cavaleiros e princesas em que todo o cenário nos envolve, com o som da água como música de fundo

Também é possível caminharmos pela margem, ao longo das ruas pedonais ou pararmos num dos cafés e esplanadas que ali ficam situados.

É também nesta zona que podemos apreciar a Ponte Velha de Arcos de Valdevez, datada de 1880, que confere romantismo e convida a um passeio calmo e tranquilizante. Pensa-se que esta ponte está na origem do nome da vila pela presença dos seus quatro arcos – Arcos do Val do Vez.  

Muito mais há para contar sobre toda a visita a esta belíssima vila e a seu tempo, com certeza que iremos detalhar a nossa viagem e as visitas que fizemos. Por agora, queremos agradecer a amabilidade com que fomos tratados durante todo o fim de semana, por todas as entidades envolvidas nesta experiência em família. 

Reserva através destes links e poupa dinheiro:
Book through these links and save some money:

Reserva um dos milhares de hotéis através do Booking.
Reserva um dos milhares de apartamentos através do Airbnb.
Reserva os teus voos através da Momondo.
Faz o teu seguro de viagem (com 5% de desconto) através da IATI.
Reserva o teu guia de viagem e tours através do Get Your Guide

Seguir:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *