10 Coisas para ver e fazer em Istambul

Istambul é uma daquelas cidades em que nunca vos vão faltar atividades para fazer e coisas para ver uma vez que dentro dela encontramos um mundo de culturas, gastronomia e arte difíceis de replicar noutras partes do globo e por isso mesmo aqui ficam 10 coisas para ver e fazer em Istambul .

Hagia Sophia

10 coisas para fazer e ver em Istambul

A Hagia Sophia já foi lugar sagrado de várias religiões uma vez que em primeiro lugar começou por ser uma Basílica Ortodoxa Grega no século VI, mais tarde, durante quase seis décadas foi uma Igreja Católica Roma no século XII, sendo que se tornou finalmente uma mesquita em 1453 e assim se manteve até 1931 quando encerrou. Contudo, reabriu quatro anos mais tarde como museu.
A sua importância deve-se ao facto de durante séculos ter sido a maior catedral do mundo e por ter servido de inspiração a muitas mesquitas de estilo bizantino.

Palácio Topkapi

O Palácio de Topkapi foi um dos locais que mais nos surpreendeu em toda a cidade e também um local onde gostámos de passar algum tempo. O palácio combina arquitetura, história e paisagens fantásticas. Encontra-se cercado por um muro de cinco quilómetros e por vinte e sete torres. O facto de estar localizado numa colina permite vistas fantásticas sobre as outras margens da cidade, sobre o Bósforo e sobre o Corno de Ouro.

Grande Bazar

O Grande Bazar é um dos maiores mercados interiores do mundo e conta com cerca de 5000 lojas, pelo que se quer fazer compras na cidade, este é o sítio certo.
Aberto em 1461, no bazar podemos encontrar os mais variados produtos tais como jóias, bijuteria, tapetes, especiarias, objetos de cerâmica, souvenires e antiguidades. Conta ainda com duas mesquitas, duas fontes e dois banhos turcos no seu interior. É na nossa opinião um local a não perder na cidade.

Cisterna da Basílica

Esta deslumbrante cisterna fornece água aos habitantes de Istambul desde o século VI depois de mandada construir pelo imperador romano Justino I. Os avanços tecnológicos dos romanos naquela altura deixam qualquer fã de história boquiaberto. Pode armazenar até 30 milhões de litros de água! Uma verdadeira obra da engenharia romana.

Mesquita Azul | Blue Mosque

Construída no inicio do século XVII a mesquita azul continua a ser um local de culto nos dias de hoje o que significa que para aqui entrar é necessário respeitar a religião islâmica, nomeadamente no que diz respeito aos horários das rezas e à indumentária.
No seu interior podemos ver mais de vinte mil azulejos de cerâmica representado tulipas, duzentos vitrais com figuras complexas e muitos outros tesouros.

Palácio Dolmabahçe

10 coisas para fazer e ver em Istambul

Um dos locais que não podia faltar nas 10 coisas para ver e fazer em Istambul é o Palácio Dolmabahçe. Este palácio é do que mais luxuoso a cidade tem para nos oferecer sendo que foi construído no século XIX e é considerado por muitos o palácio mais bonito da Turquia uma vez que para além de 14 toneladas de folha de ouro conta com uma mistura arquitetónica de estilo Otamano com os estilos barroco e neoclássico originários da Europa. Foi a residência oficial de seis sultões e é também a casa no maior candeeiro de cristal do mundo oferecido pela rainha Vitória. Vale bem a pena visitar esta maravilha junto ao Bósforo.

Torre de Galata

A Torre de Galata é uma torre medieval construída em 1348 e foi durante muitos séculos o edifício mais alto de Istambul. Ao longo dos séculos foi várias vezes sujeita a alterações quanto à forma e quanto à sua função, sendo que a mais interessante foi aquando do seu uso como torre de observação para identificar focos de incêndio na cidade. No seu topo podemos hoje em dia encontrar um café, um restaurante e até um clube noturno os quais podemos alcançar através de elevador. Não nos podemos esquecer que é também um excelente miradouro para quem quer ter uma percepção de toda a magnitude de Istambul e do estreito do Bósforo.

Ponte de Galata

A Ponte de Galata é um dos locais mais importantes da cidade uma vez que faz a ligação entre as duas partes europeias de Istambul atravessando o Corno de Ouro.
Contudo, muitos não sabem mas a ponte original construída em 1845 foi fortemente afetada por um fogo em 1992 e foi construída no seu lugar uma nova ponte, sendo que o que restou da antiga foi levado para outra localização.
No entanto, no seu topo passam para além de pessoas e carros passa também uma linha de elétrico e no seu piso inferior podemos encontrar restaurantes e lojas com vista privilegiada sobre o Estreito do Bósforo.

Bazar das Especiarias

Assim como o Grande Bazar, o Bazar das Especiarias com a sua imensidão de cheiros, cores, sabores, sons e texturas vai fazer despertar todos os teus sentidos a partir do momentos em que lá colocas o pé.
Portanto, aqui podemos encontrar todo o tipo de especiarias, ervas aromáticas, frutos secos, chás, e doces como a baklava ou as famosas delícias Turcas. É de fácil acesso e não está tão lotado quanto o Grande Bazar.

Avenida Istiklal

Visitámos a Avenida Istiklal assim que chegámos à cidade como já vos referimos aqui, que sitio escolhemos nós para começar! Esperava uma rua calma com lojas de marca mas com muito menos gente do que aquela que encontrei. No entanto, a verdade é que a Istiklal tem uma importância histórica muito grande e é considerada nos dias de hoje um reflexo da Turquia moderna e globalizada. Por isso, podemo aqui encontrar centenas de lojas internacionais, restaurantes, pubs que fazem as delicias de Turcos e turistas ao longo dos seus 1400 metros.

Por fim, espero que tenham gostado das 10 coisas para ver e fazer em Istambul que escolhemos. Que outras atividades recomendam?

Ivan

🌍 Reserva através destes links e poupa dinheiro:
🌍 Book through these links and save some money:

Reserva um dos milhares de hotéis através do Booking.
Reserva um dos milhares de apartamentos através do Airbnb.
Reserva os teus voos através da Momondo.
Faz o teu seguro de viagem (com 5% de desconto) através da IATI.
Levanta dinheiro no estrangeiro sem taxas com o Revolut
Reserva o teu guia de viagem e tours através do Get Your Guide

Seguir:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *