A importância das ligações com os locais | The importance of connecting with the locals

Já sabem que quando viajamos não somos os típicos turistas que pegam num mapa, assinalam os principais pontos turísticos e partem à descoberta de todos os monumentos da cidade. Não que haja algo de errado com isso, até porque já o fizemos, mas sim porque com o tempo começámos a sentir a necessidade de levar algo mais connosco que não apenas os típicos souvenires made in China.

Nos dias de hoje uma das coisas que mais gozo nos dá é o contacto com os habitantes locais pela troca de ideias, experiências e para nós próprios aprenderemos mais sobre estes locais e sobre o porquê de algumas diferenças culturais.

Uma das maiores experiências com locais aconteceu em Cuba. Como vocês sabem, Cuba é um país comunista e que se encontra sob um embargo por parte dos Estados Unidos da América, facto que coloca o país em grandes dificuldades económicas e onde viver não é propriamente fácil.

Quisemos perceber até que ponto os Cubanos concordavam ou não com o regime onde estavam inseridos e perceber quais as suas principais dificuldades do dia-a-dia e foram várias as situações pelas quais passámos.

Em primeiro lugar, fomos abordados dentro do hotel onde estávamos instalados por um funcionário de limpeza que pediu roupa para a sua família que estava em dificuldades económicas e que não iria ter Natal, pedido ao qual nós acedemos prontamente oferecendo alguns dos nossos pertences.

No autocarro até ao centro de Havana guiado pelo senhor Jesús íamos conversando sobre Cuba e rapidamente ficámos a perceber que era um adepto fervoroso do regime socialista.

Ainda em Havana, depois de um tour de carro clássico percebemos alguma reticência do nosso guia em abordar certos assuntos, no entanto percebemos que vinha de uma familia que se opora à revolução socialista e que ele mesmo não concordava com muito do que se passava no país.

Processed with VSCO with c3 preset

Já em Varadero tivemos oportunidade de privar em alguns momentos com três funcionários do hotel que nos foram contando um pouco das suas vidas, das suas famílias e do seu país e os quais nós tentamos ajudar financeiramente devido a toda a sua amabilidade durante a nossa estadia.

Processed with VSCO with c1 preset

Foi sem margem de dúvida uma experiência bastante enriquecedora que nos ensinou que infelizmente nem todos têm a mesma sorte que nós em viver num país democrático e onde as decisões estão nas nossas mãos.

Se quiserem conhecer Cuba e os seus habitantes já sabem! A momondo oferece os melhores voos e aos melhores preços.

Ivan

🌍 Reserva através destes links e poupa dinheiro:
🌍 Book through these links and save some money:

Reserva um dos milhares de hotéis através do Booking.
Reserva um dos milhares de apartamentos através do Airbnb.
Reserva os teus voos através da Momondo.
Faz o teu seguro de viagem (com 5% de desconto) através da IATI.
Levanta dinheiro no estrangeiro sem taxas com o Revolut
Reserva o teu guia de viagem e tours através do Get Your Guide

Seguir:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *