Viajar de forma sustentável? Porquê e como? | Sustainable Travel? Why and how?

O Planeta Terra é a nossa casa e é também o local que todos partilhamos e que todos deveríamos proteger, mas como bem sabemos nem sempre é assim que acontece e nem partilhamos todos da mesma opinião, no entanto, hoje, em parceria com a momondo, vamos partilhar convosco o porquê de viajarmos sempre de forma sustentável, porque é importante fazê-lo e como é o nascimento da nossa filha contribuiu para que alterássemos os nossos hábitos enquanto viajantes.

A sustentabilidade é um tema que está na boca de quase toda a gente nos dias que correm, não só porque grande parte da população já se apercebeu dos efeitos graves que o nosso estilo de vida cria no ambiente e consequentemente nos seres vivos que nele habitam mas também pelo facto de estarmos a hipotecar o futuro das gerações futuras.

É comum acharmos que viajar de avião e o turismo são incompatíveis com o facto de viajarmos de forma sustentável devido à pegada de carbono que cada um de nós cria, mas depois de nos educarmos percebemos que há muito que podemos fazer para compensar estas situações.

Quando falamos de Turismo Sustentável existem três componentes que devemos ter em consideração: o componente ecológico, o componente económico e o componente social.

Componente Ecológico:

Este é o mais importante e aquele que mais diretamente afeta o nosso planeta. Viajar de avião é sem sombra de dúvida o maior contribuidor para as emissões de CO2 e uma forma de diminuir este impacto é fazer o menor número de trajetos possíveis e tentar viajar sempre de forma direta para o nosso destino, preferencialmente sem fazer escalas e também viajar por mais tempo, ou seja, em vez de irmos passar apenas uma semana a Bali, devíamos ficar pelo menos duas semanas. Outro fator a ter em conta na hora reduzir a nossa pegada carbónica está ligada ao consumo de carne uma vez que a produção de gado é uma das maiores responsáveis pelo aumento dos níveis de CO2 e por isso mesmo quando viajamos e não só devemos consumir menos carne (isto para nós não é problema uma vez que somos vegetarianos). Outras atitudes que devemos ter sempre em consideração são transportar uma garrafa reutilizável para encher com água da rede quando esta é potável, levarmos sempre o lixo que fazemos quer seja na praia ou em trilhos e tentar reciclá-lo . Uma última sugestão prende-se com o alojamento, uma vez que é recomendável que fiquem alojados num eco-hotel que tem preocupações ambientais, que produz parte da sua energia, recicla e educa a comunidade onde está inserido.

Componente económico:

Todos sabemos que o Turismo é para alguns países fundamental para a economia dos mesmos e por isso devemos optar por apoiar sempre os negócios locais ao invés das grandes multinacionais que normalmente são geridas a partir de países mais ricos. Sempre que compramos numa loja tradicional sabemos que aquele dinheiro irá diretamente para aquelas pessoas e que elas próprias investirão o mesmo na economia da sua região.
Há uns tempos deparei-me com uma frase que dizia que sempre que damos dinheiro a uma grande empresa estamos a ajudar mais um CEO a comprar uma segunda casa de férias ou um iate privado e cada vez que apoiamos uma pequena loja tradicional estamos a ajudar estas famílias a investir na educação dos seus filhos. O que é que é mais importante para vocês?
Contamos pelos dedos de uma mão as vezes em que ficámos hospedados em grandes cadeias de hotéis. Optamos sempre por pequenos apartamentos ou hotéis familiares.

Componente Social

A componente social prende-se com não só o respeito pela cultura do país que visitamos mas também pelos seus habitantes.
Apoiar causas sociais é algo que se possível deveremos ter em conta na nossa visita e se possível ajudarmos e contribuirmos para a melhoria de condições de vida daquelas pessoas.
Antes de viajarmos é também importante educarmo-nos sobre o mesmo e tentar perceber se estamos a contribuir para a continuação de um regime ditatorial ou para um regime que não respeita integralmente os direitos humanos.
A sustentabilidade social é algo do qual se fala pouco mas que cada vez é mais importante.

A responsabilidade de viajarmos de forma sustentável é nossa e é assim que o futuro deve ser. O mundo é nosso para apreciar e não para explorar. Como será o futuro das viagens daqui a 20 anos? Espero que bem mais verde.

E vocês? Tentam viajar de forma sustentável? O que fazem para reduzir o vosso impacto em termos ambientais no nosso planeta? E quais foram os momentosque vos fizeram crescer enquanto viajantes.

Se estão à procura de experiências unicas e que mudem a vossa forma de ver o mundo, a momondo oferece-vos sempre os melhores preços em voos para todo o mundo.

Ivan

🌍 Reserva através destes links e poupa dinheiro:
🌍 Book through these links and save some money:

Reserva um dos milhares de hotéis através do Booking.
Reserva um dos milhares de apartamentos através do Airbnb.
Reserva os teus voos através da Momondo.
Faz o teu seguro de viagem (com 5% de desconto) através da IATI.
Levanta dinheiro no estrangeiro sem taxas com o Revolut
Reserva o teu guia de viagem e tours através do Get Your Guide

Ivan

Seguir:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *