Viajar sozinho pode ser simultaneamente aterrorizador e altamente recompensador, tudo depende da forma como encaramos a nossa viagem e por isso aqui ficam algumas dicas para a aproveitares ao máximo.

1. Reserva com antecedência

Viajar sozinho implica estarmos dependentes apenas de nós próprios, no entanto isso não significa que não estamos sujeitos a que situações inesperadas nos possam acontecer. Por isso torna-se essencial fazer o “trabalho de casa” e marcar os hotéis e a forma de lá chegar com alguma antecedência, pelos menos em relação aos primeiros dias de viagem até estarmos mais acostumados ao local onde nos encontramos.

2. Viaja leve

Não há nada mais incomodativo para quem viaja sozinho do que ter de carregar imensas malas consigo. Torna-se por isso imprescindível viajar da forma mais leve e descomplicada possível. Uma mochila às costas e uma bolsa mais pequena são mais do que suficientes para levarmos connosco. Mais do que isso irá dificultar-nos a vida nas entradas e saídas de transportes públicos, entradas nas atracções, espaço nos hostels, já para não falar do nível de preocupação que é viajar com muita coisa.

402389_2552148854863_768696077_n

3. Segurança

A segurança é sempre um tópico ao qual devemos tomar atenção mesmo que se trate de um destino relativamente seguro. Não transportar valores é muito importante para evitarmos o risco de sermos assaltados. Devemos também distribuir o nosso dinheiro por diferentes sítios da bagagem e do corpo de forma a termos sempre um plano B em caso de necessidade. Não é aconselhável também caminhar por sítios que sabemos de antemão não serem seguros, muito menos de noite, uma vez que um viajante sozinho é muito mais facilmente alvo de um assaltante do que um grupo de viajantes.
Ah! E não esqueças da importância que é ter um seguro de viagem. Pode ser muito valioso uma vez que situações inesperadas podem acontecer a qualquer altura e é sempre bom estar salvaguardado.

4. Sai da tua zona de conforto

Viajar sozinho é a oportunidade perfeita para saíres da tua zona de conforto, para fazeres coisas que geralmente não costumas ou não gostas de fazer. Se és uma pessoa introvertida, vais obrigatoriamente ter de falar com pessoas quer seja para pedires informações ou simplesmente para não te sentires sozinho e acredita que vais gostar dessas conversas. Se por outro lado és uma pessoa extremamente social e que não gosta de passar momentos sozinha, vais aprender a fazê-lo. Vais ter de dar ouvidos apenas a ti próprio e aprender que a “solidão” também tem muito para te ensinar.

5. Explora

Estás sozinho e por isso podes seguir o teu ritmo sem teres que te preocupar com mais ninguém para além de ti. Pára quando tiveres de parar, visita o que queres visitar e fala com quem quiseres falar.
Aproveita para fazer visitas guiadas, é sempre uma excelente forma de conheceres mais sobre o teu destino com a ajuda de locais e quem sabe ainda fazeres algumas amizades.

2016-09-24 16.10.02

6. Respeita os locais

Independentemente do sítio para onde irás viajar deves ter sempre em atenção a cultura e os costumes desses locais. Deves respeitar não só os locais por onde passas mas também os habitantes dessa área, tentando ao máximo aproximares-te das suas tradições e adequares o teu comportamento ao seu modo de vida.

7. Aproveita a experiência

Não são todas as pessoas que se podem dar ao luxo de ter um tempo só para si por isso aproveita-o. Podes acreditar que será um dos melhores momentos da tua vida,no qual irás aprender a testar os teus limites e a crescer enquanto ser humano. Aproveita!

Processed with VSCO with f2 preset

Estás preparado? Então clica aqui a marca já a tua primeira viagem a solo.

 

Ivan

#admomondo #owtravelers @momondo

 

 


0 Comments

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *