O segundo dia em Berlim começou bem cedo num dos lugares mais icónicos de toda a cidade, o Portão de Bradenburgo. Este Portão com mais de duzentos anos de história foi durante muitos anos símbolo de uma Alemanha dividida, no entanto, após a queda do muro de Berlim em 1989 assumiu uma posição de destaque na reunificação Alemã.

Processed with VSCO with c1 preset
Processed with VSCO with g3 preset

Mesmo junto ao Portão de Bradenburgo fica localizado o Tiergarten, o nosso destino seguinte que com 210 hectares é o segundo maior parque urbano do país.
Como viajámos em pleno Inverno, o Tiergarten estava um pouco triste, aparentemente sem muitas pessoas a passear e com as árvores despedias de folhas. No entanto, é sempre bom estar em contacto com a natureza, neste que é o pulmão da cidade.
Ainda no centro do jardim podemos apreciar a Coluna da Vitória, construída em 1873 como monumento comemorativo da vitória da Prússia face à Áustria, Dinamarca e França e o Memorial de Guerra Soviético, construído em 1945 para homenagear os soldados do Exército Vermelho mortos na II Guerra Mundial.

Processed with VSCO with c1 presetProcessed with VSCO with hb2 presetProcessed with VSCO with c1 preset

Acabado o passeio matinal pelo Tiergarten, decidimos inverter a marcha e visitarmos o Memorial do Holocausto.
O Memorial é constituído por 2711 blocos de cimento, dispostos numa área de 19,000 m2 na forma de um labirinto e com o objectivo de transmitir sensações de intranquilidade e confusão. Ficámos perplexos com as sensações vividas neste local que deverá ser de reflexão e consciencialização dos horrores vividos na Europa durante o final da primeira metade do século XX.

Processed with VSCO with hb1 preset

2017-02-27 12.39.29

Havia ainda muito que ver neste dia e a famosa e vibrante Potsdamer Platz foi a paragem seguinte.
Esta famosa praça, que homenageia a cidade de Potsdam, é também uma importante intersecção de vias localizada a 1km do portão de Bradenburgo. Durante a Guerra Fria esteve abandonada devido ao facto de estar dividida pelo muro, contudo, desde a reunificação que tem sido alvo de vários projectos de requalificação.

2017-02-27 12.46.41Processed with VSCO with b5 preset

Processed with VSCO with c1 preset

A um saltinho da praça fica o mítico Checkpoint Charlie, o principal ponto de passagem entre a Alemanha ocidental e oriental.

Processed with VSCO with c1 preset

2017-02-27 14.45.21

O melhor do dia estava guardado para o fim. Ainda em Portugal marcámos uma visita à cúpula do Reichstag (entrada gratuita), edifico onde fica localizado o parlamento alemão e a experiência não podia ter sido melhor.
Projectada pelo arquitecto Norman Forster a cúpula é fantástica quer do ponto vista arquitectónico quer das preocupações ambientais que em si foram criadas. Quem visita o edifício tem ainda possibilidade de utilizar um áudio guia com a duração de 20 minutos e que nos guia pelo interior da cúpula mas com os olhos na cidade.

Processed with VSCO with g3 presetProcessed with VSCO with c1 preset

2017-02-27 17.34.29 HDR-1

Processed with VSCO with g3 presetProcessed with VSCO with c1 presetProcessed with VSCO with c1 preset

Terminámos o dia onde tínhamos começado. Desta vez com o por-de-sol como fundo.

2017-02-27 18.02.35

Continua…

Ivan

PS: Podem dar uma vista de olhos ao primeiro dia aqui.


1 Comment

3 Dias em Berlim – Parte III – Quilómetro Zero · 24/10/2017 at 10:53 AM

[…] de um primeiro e segundo dias frenéticos em Berlim, decidimos tirar o dia para sair da cidade e irmos conhecer um pouco […]

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *