Aqui me confesso: adoro livros e adoro ler. Inevitavelmente, os livros – seja como objecto de leitura ou de contemplação – fazem parte das nossas viagens. Não é que faça uma lista extensiva de lugares que pretendo visitar antes de ir, mas há bibliotecas ou livrarias cujo nome sei de cor quando me falam de uma cidade. Já chegámos a fazer trajectos com o propósito de matar esta minha sede e posso dizer que nunca nos arrependemos. O que é que pode ser algo pouco merecedor de se conhecer, quando está ligado aos livros? Nada! 



1. Biblioteca Nacional do Brasil (ou Biblioteca Nacional)

Esta biblioteca é a maior da América Latina e a sétima maior do mundo. Vale a pena ser apreciada tanto por dentro como por fora, pois reside num edíficio lindíssimo, inaugurado em 1910, no centro da cidade maravilhosa. Ao seu lado, também na praça Cinelândia, situam-se o Teatro Municipal e o Museu Nacional de Belas Artes, todos merecedores de atenção. Para além de livros, esta biblioteca tem expostas esculturas e quadros de autores consagrados.

Processed with VSCO with c1 preset

Processed with VSCO with f1 preset

À primeira vista, damos de caras com uma escadaria que se impõe fortemente a quem arrisca entrar e ao observarmos o tecto vemos um grande vitral, por onde entra uma luz vibrante, que confere um toque mágico ao lugar. Este hall de entrada é de uma beleza indescritível e merece atenção redobrada em cada detalhe. A biblioteca disponibiliza visitas guiadas gratuitas em português e inglês. Também é possível visitar autonomamente.

Morada: Avenida Rio Branco, 219
Visitas guiadas: 11h e 15h português; 13h inglês
Preço: gratuito

2. Real Gabinete Português de Leitura

Sabem aquele lugar que vocês querem muito ir quando se fala de uma cidade? Para mim, o Real Gabinete Português de Leitura era um desses sítios. Não podia sair do Rio de Janeiro sem o visitar. Foi fundado em 1837, por imigrantes portugueses. O edifício, de estilo neo-manuelino, foi também projectado por um português. A fachada foi inspirada no Mosteiro dos Jerónimos.

 

Tivemos o azar de encontrar o interior em recuperação, mas a grande honra de conhecer o nosso Presidente, Marcelo Rebelo de Sousa, que, por coincidência, estava num evento. Mas esta história fica pra mais tarde! Ainda assim, nos nossos últimos dias no Brasil, regressámos ao Rio e voltámos a tentar a nossa sorte.

Conseguimos ver grande parte  já restaurado, as madeiras limpas e as cores brilhantes. Que momento feliz! Ainda assim, as fotografias nunca irão retratar a beleza deste lugar. Esta é, sem dúvida, uma das mais bonitas bibliotecas que já vi.

Morada: Rua Luís de Camões, 30
Preço: gratuito

3. Livraria Cultura

Claro que depois de ver lugares líndissimos recheados de livros, falta aquela satisfação de comprar um livro novo e transportá-lo na mochila, como um pedaço da viagem que trazemos para casa.


Livraria Cultura é uma rede de livrarias, com 18 lojas espalhadas pelo país e conta com 69 anos de funcionamento. A que visitámos tinha três pisos. Tem livros para todos os gostos, de todos os temas e autores. À medida que deambulamos por lá, encontramos sítios com confortáveis sofás para desfrutar bons momentos de leitura, passaria ali um dia inteiro!

Morada: várias localizações
Horário: varia consoante a localização

Até à próxima,
Joana


0 Comments

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *