Agosto de 2016 representou para nós uma aventura, o que nos manteve um pouco afastados da escrita do blogue. Guardámos os planos a sete chaves, não fosse a coisa correr mal, planeámos uma viagem durante muitos meses e quando o dia chegou, pusémos a mochila às costas, apenas com o essencial. 
Esta viagem foi fruto de um conjunto de vontades e desejos antigos e como tal, tinha uma carga emocional muito grande. Quem me conhece sabe o gosto que sinto pelo Brasil. Desde pequena que passava os CD’s de MPB para frente e para trás, que devorava os programas televisivos só para me sentir mais perto daquele país que tanto queria conhecer, que lia Carlos Drummond de Andrade do alto dos meus 9 ou 10 anos… Que sonho tornado realidade! Que vontade esta de conhecer um país que sentia (e sinto) que também é parte de mim.

Processed with VSCO with c1 preset

Nesta viagem, percorremos 4 estados, 10 cidades, andámos de avião, comboio, autocarro, teleférico, barco, metro, carro, bicicleta e até de jipe todo o terreno.

Os 4 estados visitados foram Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo e Bahía.

No Rio de Janeiro passámos 7 dias. Queríamos muito conhecer a cidade maravilhosa e aproveitar tudo o que nos tinhas para oferecer. Em Paraty estivemos 3 dias e ambos concordamos que foi o suficiente, apesar das redondezas estarem cheias de maravilhas por explorar. De seguida, em Curitiba, estivemos 2 noites. Curitiba foi descobrir um Brasil diferente daquele a que vínhamos habituados no Rio e, por isso, uma experiência muito agradável. Foi também a cidade mais a sul em que estivemos e em que sentimos o Inverno rigoroso, com 3 graus à noite. Em seguida, pernoitámos 3 noites em Foz do Iguaçu onde pudemos contemplar as cataratas do lado brasileiro e do argentino. Uma experiência única! Em São Paulo, apenas ficámos 1 noite e se fosse hoje, com certeza teríamos aumentado a nossa estadia na cidade. São Paulo foi uma surpresa. Depois veio Salvador, a cidade da música, da alegria e onde me senti em casa. As ruas e a arquitectura fazem-nos lembrar as vilas portuguesas e os baianos são uma explosão de simpatia. Depois, Búzios. Lá, explorámos as praias e ainda demos um salto ao Caribe brasileiro. Regressámos ao Rio, nos últimos dias de Agosto e também naqueles que seriam os últimos dias da nossa viagem.


No Rio de Janeiro visitámos Paraty, Trindade, Búzios e Cabo Frio, no Paraná visitámos Foz do Iguaçú onde pudemos apreciar as Cataratas do Iguaçú, dar um salto à Argentina até Puerto de Iguazú, e ver as fronteiras do Brasil com o Paraguai e Argentina, ao longe. Dentro do estado de São Paulo visitámos a cidade de São Paulo. Na Bahía não podíamos perder Salvador, Praia do Forte, Guarajuba e Lençóis. No último, passámos alguns dias a explorar a Chapada Diamantina, entre trilhos, longas caminhadas e cascatas com água cor de barro, foram dias muito felizes.

Incrível como um resumo de uma viagem cabe em meia dúzia de linhas escritas, mas as experiências, essas, certamente haverão para contar toda a vida.

É bem sabido que depois de uma viagem, não voltamos os mesmos: esta experiência enriqueceu-nos de uma maneira intelectual, espiritual, ensinou-nos a lidar com situações com as quais nunca havíamos estado tão perto, a confrontar uma realidade nova e inexistente nas nossas vidas, até então. Hoje somos mais ricos graças às conversas que tivemos com as pessoas que fomos conhecendo, à partilha de experiências, às histórias que ouvimos, aos lugares que conhecemos.

Este é o primeiro post de um série de posts sobre a nossa aventura brasileira.

Até à próxima,

Joana

🌍 Reserva através destes links e poupa dinheiro:
🌍 Book through these links and save some money:

Reserva um dos milhares de hotéis através do Booking.
Reserva um dos milhares de apartamentos através do Airbnb.
Reserva os teus voos através da Momondo.
Faz o teu seguro de viagem (com 5% de desconto) através da IATI.
Levanta dinheiro no estrangeiro sem taxas com o Revolut
Reserva o teu guia de viagem e tours através do Get Your Guide


3 Comments

Paraty, para mim, e para o mundo – Quilómetro Zero · 18/07/2018 at 8:34 AM

[…] o nosso trajecto de um mês no Brasil tirámos 3 dias para passar em Paraty, mas podíamos até ter tirado mais, tal é quantidade de […]

Curitiba, um Brasil diferente – Quilómetro Zero · 14/11/2018 at 11:09 AM

[…] pessoas. É  também, a cidade localizada mais a sul, que visitámos durante o nosso trajecto de 1 mês pelo Brasil, justificando então os 3ºC que se faziam sentir de […]

Uma Aventura na Chapada Diamantina – Quilómetro Zero · 28/11/2018 at 3:53 PM

[…] o nosso percurso de um mês pelo Brasil tirámos alguns dias para visitar o Parque Nacional da Chapada Diamantina situado no […]

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *