A Tailândia tem tanto para oferecer em tantos sentidos e apesar de nunca ter sido um destino que estivesse nas nossas prioridades, ficámos a adorar não só pela sua beleza como também pelas pessoas. Quando falamos da Tailândia é impossível não nos lembrarmos de como comemos bem e da variedade infinita de alimentos que pudemos experimentar. Nós somos grandes amantes de frutas/vegetais (ou não fossemos nós vegetarianos) e no que a alimentação diz respeito, podemos dizer que nos alimentamos muito bem. Na Tailândia, temos a grande vantagem da moeda (baht) ter um valor extremamente baixo face ao euro (1€=40,39 Thai baht) e com poucos euros podemos ter uma refeição para dois, com direito a bebida e sobremesa.

1. Frutas

A Tailândia é um paraíso de frutos tropicais e para quem como nós não tem acesso a esta variedade de frutos, a Tailândia é ideal para os experimentar. O clima tropical da Tailândia e os solos férteis permitem ao país ter uma larga variedade de deliciosas frutas. Tudo tem um gosto melhor, até o sabor das bananas é diferente daquele a que estamos habituados. É obrigatório experimentar mangostão (mangosteen), lanzones, longanas (longans), rambutão (rambutan), pitaia (dragonfruit), mangas, ananás, goiaba (guava), lichias (lychees), durian (o fruto mais controverso do planeta!), côco, entre tantas outras. As frutas têm um custo muito variável, os frutas mais frequentes são mais baratos, o que torna possível experimentar um pouco de cada.

fruits2_

2. Arroz

Como grande produtor de arroz que a Tailândia é, o arroz está presente em todo lado e é protagonista dos menus dos restaurantes. Eu sou uma grande amante de arroz e não me importava nada de comer arroz a todas as refeições. Dito isto, podem imaginar o que mais comi na Tailândia! Porém, há muitas qualidades e formas de cozinhar diferentes por isso, o mesmo prato de arroz varia em sabor e tempero de restaurante para restaurante. A economia Tailandesa vive das exportações que faz e o arroz apresenta-se em primeiro lugar como o produto mais exportado seguindo-se os têxteis e o calçado. Desta forma, a Tailândia é actualmente um dos grandes produtores de arroz a nível mundial.

rice1

3. Sumos

Com tanta variedade de frutas era impossível não se falar em sumos, certo? Principalmente nas ilhas vemos muitos vendedores de sumos que já os vendem em garrafas e que transportam em caixas grandes de gelo para os manter frescos. O calor e a humidade que se faz sentir na Tailândia pede hidratação constante e desta forma mantemo-nos hidratados e saciados.

4. Coco

Sim, eu sei que o coco é uma fruta e que podia estar incluída acima. Porém, na Tailândia o coco merece um tópico especial não só por ser um alimento delicioso mas porque é aproveitado ao máximo. Na nossa visita à Tailândia fomos a uma fazenda que produzia imensos produtos através do coco: açúcar, óleo, vinhos, doces e muitas peças de artesanato. No ar fazia-se sentir um cheiro delicioso!  Há que dar especial destaque à agua de coco deliciosa e refrescante que se vende pelas ruas mas também ao sorvete de coco, vendido em carrinhos especiais para o efeito e que é maravilhoso. Foi também na Tailândia que bebi os melhores batidos de coco. Pronto, a partir de agora prometo não voltar a falar mais de coco!

coco1.JPG

5. Mango Rice

Mango rice é uma sobremesa extremamente simples e deliciosa que alia duas das melhores coisas da Tailância: arroz e manga. As mangas na Tailândia tem uma cor amarelada, são pequeninas mas muito suculentas e cheias de sabor! O arroz (sticky rice) é cozinhado em leite de coco e açúcar e é servido com fatias de manga. A combinação é deliciosa e merece ser experimentado!

mangorice1

Até à próxima,

Joana


0 Comments

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *