1.      A altura em que vais viajar vai definir o orçamento total da viagem. Viajar no Natal, Páscoa, ou nos meses de Julho e Agosto vai certamente ser mais caro.

2.      Aproveita as épocas baixas para fazer viagens mais longas e os fins-de-semana prolongados para visitar cidades europeias.

3.      É muito importante definir um orçamento. Este irá variar de acordo com  nível de vida de cada país. Cidades como Londres, Paris, Viena e Amesterdão são mais caras quando comparadas com Roma, Barcelona, Madrid e Praga.

4.      Escolher o voo é o próximo passo. Para viajar dentro da europa as companhias lowcost são a melhor opção uma vez que os preços compensam bastante. Em voos internacionais terás que comparar diversas companhias.

5.      Para reservar o voo o preferivel é marcar sempre através das companhias aereas, no entanto para ter uma noção geral dos preços sites com o momondo.pt, kayak.pt ou skyscanner.pt são muito úteis.

6.      Em destinos europeus os voos que partem de manhã são na minha opinião preferíveis aos que partem no final do dia, uma vez que poupamos dinheiro de uma noite de alojamento e ainda podemos aproveitar o resto do dia no destino de chegada.

7.      Para os destinos mais distantes o importante é ter atenção à hora de chegada ao destino e não ao horário de partida. Porque mais uma vez chegando cedo poupamos uma noite de alojamento e tiramos partido do dia.

8.      Escolha sempre que possível o seu lugar no avião evitando não poder ficar ao lado do seu companheiro de viagem.

9.      Caso pretenda alguma refeição especial como por exemplo vegan ou vegetariana deverá referir no momento da reserva ou contactar a companhia uma vez que normalmente eles não têm sempre estas refeições disponíveis e é muito desagradável viajar durante 9/10 horas sem alimentação.

IMG_1587

8.      Escolher o hotel ou alojamento é a tarefa seguinte. Quando viajamos preferimos ficar alojados em hotéis ou hostels perto do centro da cidade.  Aquilo que pagamos a mais por uma localização privilegiada compensa pois acabamos por poupar em transporte. No caso de não ser possível optamos por um hotel que esteja localizado junto a uma estação de metro ou paragem de autocarro.

9.      Uma opção para quem também quer poupar dinheiro é utilizar o serviço Airbnb. Cada vez mais somos adeptos de ficar alojados em casa de outras pessoas, quer reservemos apenas um quarto ou o apartamento todo. Fica barato e conhecemos pessoas novas!

10.     Depois de ter o alojamento escolhido é hora de começar a planear a viagem. Se o tempo de que dispõem é curto é importante que definam cuidadosamente os locais a visitar. Se por outro lado têm algum tempo livre aproveitem para se deixarem levar pela cultura e não deixem de visitar os locais menos turísticos.

11.     Comprar um guia de viagem é importante mas muito do que uma cidade tem para oferecer irá ficar fora desse guia. Pesquise e leia muita informação online sobre o destino que irá visitar. Críticas de viajantes em websites como o TripAdvisor.com são ajudas preciosas. Quando já estiveres no local aproveita para pedir algumas dicas aos habitantes locais.

12.     Tem atenção às críticas de outros viajantes. Apesar de serem na generalidade muito úteis nem sempre todas correspondem à realidade. É importante ler bastantes e ver para que lado tendem as opiniões. De qualquer forma há que ter em conta que o que é bom para os outros pode não ser para ti.

13.     Divide a cidade em diferentes áreas, correspondendo ao número de dias em que irás desfrutar dela e explora cada uma dessas zonas em diferentes dias ou partes do dia. Esta organização torna tudo mais fácil.

14.     Quando a questão é dinheiro todo o cuidado é pouco e por isso sugerimos que transportes sempre pouca quantidade na tua carteira. Deverás no entanto transportar algum dinheiro (40/50€) numa parte segura da tua mochila para usar em situação de necessidade.

15.     Antes de partir considera contactar o teu banco e saber se os teus cartões de crédito e débito funcionam no destino escolhido.

16.     É necessário tratar dos documentos de viagem com alguma antecedência pois em algum casos há prazos a serem cumpridos. Verifica as datas de validade dos cartões de cidadão e passaporte, imprime os cartões de embarque, reservas de hotéis, seguros e coloca-os numa pasta num local seguro.

IMG_0604

17.     Chegada a semana da viagem é altura de começar a fazer as malas. Deves organizar a tua roupa com alguma antecedência, seleccioná-la de acordo com o número de dias, estado do tempo (convém verificar como irá estar o tempo através de uma app por exemplo) e o que pretendemos adquirir enquanto estivermos no destino.

18.     Se viajarmos para países cujo custo de vida é mais baixo que o nosso não necessitamos de levar tanta roupa uma vez que a tendência é adquirir alguma durante a viajem e assim evitamos o excesso de bagagem.

19.     É preciso ter atenção ao viajar nas empresas lowcost com apenas bagagem de mão uma vez que estas companhias têm regras muito restritivas quanto ao peso e dimensões e número de malas. É obrigatório pesar as malas antes de viajar e deixar alguns quilos vagos para as recordações que nos irá apetecer trazer.

20.     Não esquecer a máquina fotográfica nunca.

21.     Na véspera da viagem convém verificar várias vezes as malas e não se esquecer de descansar.

22.     No dia D acorda cedo, relaxa e chega ao aeroporto 2h antes do voo caso seja um voo europeu ou 3h para voos internacionais.

23.     Aproveita a viagem!

Ivan


0 Comments

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *